Diabéticos e Hipertensos

O programa consiste na orientação de medidas preventivas e detecção precoce de portadores, inserindo-os imediatamente no programa, visando promover uma vida mais saudável.

Os pacientes cadastrados são acompanhados pela equipe de saúde da família e participam de reuniões mensais, nas quais recebem orientações e assistem palestras de diferentes profissionais de saúde, como enfermeiras, médicos, odontólogos, profissionais de educação física, fisioterapeutas, psicólogos, assistentes sociais, etc. em cada reunião é feita a aferição da Pressão Arterial e os pacientes recebem a medicação mensal. Especificamente para os diabéticos, além da medicação, são realizados mensalmente exames de controle de glicemia.

As principais ações são o atendimento em grupo, atendimento médico e de enfermagem individual, atendimento odontológico, visitas domiciliares, controle dos fatores de risco e distribuição gratuita de medicamentos padronizados pelo programa.

A Secretaria de Saúde conta hoje com 275 hipertensos e 38 diabéticos cadastrados que participam regularmente.

Profissionais Responsáveis/ Formação:

Coordenação - Enfermeira Ivanir Rodrigues de Morais

Gracielle Arienti Orlandin - Enfermeira

Sandra Mendes Cumerlatto - Técnico de Enfermagem

Maria de Oliveira - Técnico de Enfermagem

Geni Pasquali - Técnico de Enfermagem




Previsão do tempo




Prefeitura Municipal de Passos Maia.