• ---
  • Máx: ?
  • Min: ?

  • ---
  • Máx: ?
  • Min: ?

Notícias

Com festa envolvendo alunos e pais, atividades do SCFV são encerradas em 2018

Social - Publicado em 19/11/2018 às 16:43 - Atualizado em 19/11/2018 às 16:43

O pequeno Pedro Henrique de Oliveira Steinhorst, de apenas sete anos, esbanjou energia para aproveitar cada brinquedo inflável montado no evento de encerramento das atividades deste ano do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) em Passos Maia. Morador da comunidade Tozzo, ele esteve entre as dezenas de crianças que participaram da festa promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Social do município na tarde desta segunda-feira, dia 19.

Acompanhado da mãe, Pedro respondeu com objetivos “sins” a perguntas como se estava gostando de participar do SCFV, tinha aprendido bastante com o programa e se gostaria de continuar frequentando o projeto em 2019. “É bem legal”, disse ele em uma resposta um pouco mais longa, típico de uma criança da idade e de quem não continha a ansiedade para ir logo ao próximo brinquedo.

O SCFV atendeu neste ano cerca de 100 alunos, entre seis e 14 anos, em quatro polos distribuídos pelo município — Centro, Linha Indumel, Assentamento Zumbi dos Palmares e comunidade Tozzo. “Este ano foi bem mais proveitoso, até a convivência dele em casa mudou. A gente se entende melhor, tem mais liberdade para conversar muita coisa. Mudou bastante”, avaliou a mãe do menino, Ivonete Marques de Oliveira.

Os estudantes são envolvidos em atividades diárias, sempre no contraturno escolar, trabalhando projetos com temas ligados à sexualidade, bullying, prevenção a diferentes tipos de drogas, higiene e saúde, importância da família e artesanato, com crochê, pintura e bordado. “Neste ano também houve uma renovação dos materiais, com a aquisição de um baú com jogos pedagógicos e livros educativos”, ressaltou Eliane Mezalira Bisato, psicóloga responsável pelos projetos desenvolvidos pelos monitores com os alunos do SCFV.

Morador da cidade, Albino Rauber também acompanhou os filhos de seis, oito e nove anos na festa de encerramento. No desafio de criar sozinho as três crianças, o pai classifica o programa como aliado para o desenvolvimento dos filhos. “Eles aprendem bastante coisa. É o primeiro ano, na verdade, que eles participam. Mas foi um trabalho maravilhoso, eles gostaram bem e aprenderam a fazer muitas coisas além do que eu ensino. Sou pai e mãe ao mesmo tempo. Aprenderam muita coisa que eu não pude ensinar”, analisou.

Satisfeita com os resultados do projeto em 2018, a secretária de Desenvolvimento Social de Passos Maia, Vanessa Sppada, vibrou com o balanço positivo do programa. “O SCFV não é um lugar onde o pai vai deixar o filho só para brincar, ele tem muitas atividades informativas, recreativas e educativas, ajudando essas crianças a estar no meio da sociedade e serem cidadãos cada vez melhores”.

“Agradeço a equipe do Cras, que foi maravilhosa. Estou muito feliz e realizada como gestora. Acredito que vamos alcançar cada vez mais nossos objetivos no ano que vem, com professores capacitados para trabalhar com essas crianças, que merecem do bom e do melhor”, finalizou a secretária.


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar