• ---
  • Máx: ?
  • Min: ?

  • ---
  • Máx: ?
  • Min: ?

Notícias

Atividades do SCFV são encerradas com adolescentes entre 15 e 17 anos

Social - Publicado em 27/11/2018 às 15:33 - Atualizado em 27/11/2018 às 15:33

Os alunos de 15 a 17 anos que participam do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de Passos Maia participaram na última sexta-feira, dia 23, do enceramento das atividades do ano de 2018 em um camping no município de Xanxerê.

Passos Maia atende atualmente cerca de 100 crianças e adolescentes em cinco polos: Assentamento Taborda, funcionando em período integral; Assentamento Zumbi dos Palmares, período integral; Centro, período integral; Comunidade Tozzo, período vespertino; e uma turma no Centro com adolescente de 15 a 17 anos de todo o município.

O SCFV é um conjunto de serviços realizados em grupos, que são divididos por faixa etária. O objetivo é fortalecer as relações familiares, prevenir a ocorrência de situações de risco social, promovendo a integração e a troca de experiências entre os participantes. O Serviço possui caráter preventivo, focado na defesa dos direitos e desenvolvimento das potencialidades de cada individuo, visando assim, prevenir situações de vulnerabilidade social.

Entre as atividades realizadas no ano, uma oficina de higiene e saúde foi conduzida por uma profissional de nutrição que visitou os polos para mostrar a importância da higienização das frutas antes do consumo, as formas de armazenamento e a importância para a saúde. Também foi destacada a importância do cultivo nas propriedades, tanto de frutas como de hortaliças, incentivando as crianças na construção e manutenção da horta.

Também foram desenvolvidas oficinas de artesanato, combate ao bullying, com apresentação de teatro e gincana sobre o tema, além do destaque de valores e a importância da família. Drogas e sexualidade também foram temas de atividades.

No ano ainda foram realizadas oficinas de culinária, palestras sobre o primeiro emprego, currículo, motivação de pessoas e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O uso do celular e as relações familiares e intrafamiliares também foram assuntos, além da valorização da vida e uma oficina de cultura e turismo, com um dia de visitação à Ponte Baixa.

Uma entrega de uniformes do SCFV também foi realizada a todos os alunos. o programa ainda adquiriu baús com livros e jogos educativos, com um rodízio do material entre as unidades.

“Acreditamos que foi um ano de muito aprendizado e atividades que irão somar na vida de cada criança e suas famílias, onde nossas monitoras desenvolveram um excelente trabalho. E pretendemos para o próximo ano melhorar ainda mais, complementando o trabalho realizado em 2018”, destacam a coordenadora do SCFV, Maria Sidiane Abrecht, e a psicóloga Eliane Mezalira Bisatto.


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar