Município ainda aguarda parecer do governo federal para reconstruir ponte danificada pela chuva

infraestrutura - Publicado em 31/05/2019 às 16:25 - Atualizado em 31/05/2019 às 16:25

A administração municipal de Passos Maia ainda espera pelo parecer do governo federal para conseguir dar sequência ao projeto de reconstrução da ponte na Rua Augusta Zanchet, no Centro da cidade. A estrutura foi danificada em meados de fevereiro deste ano, durante as fortes chuvas que atingiram o município.

Nesta semana o Rio Bebedouro voltou a transbordar no mesmo trecho, mas o trânsito segue sem risco, já que a ponte apenas cedeu, ficando centímetros abaixo do nível da pista, sem quebra da estrutura. Uma base de ligação do asfalto à galeria que está no rio foi feita ainda na época do dano para garantir a trafegabilidade.

Segundo o coordenador regional da Defesa Civil, Luciano Peri, todo o trâmite administrativo já foi realizado pelo município, com levantamento dos prejuízos e danos, identificação dos problemas e declaração da situação de emergência. O decreto foi inclusive homologado pelo governo do estado algumas semanas depois, mas segue sem despacho na esfera federal.

“Acredito que na próxima semana deve ter o parecer final para o reconhecimento. A partir do momento do reconhecimento, se faz um plano de trabalho, solicitando os recursos para a reconstrução”, explica Peri. “Essa obra de reconstrução não é simples, é uma obra de mais de R$ 300 mil, segundo o levantamento feito pela equipe de engenharia do município”, completa.

Peri diz que assim que houver o reconhecimento do governo federal, um plano de trabalho será encaminhado para a solicitação de recursos à obra. “Deve ser uma ponte maior, melhor. Se você reconstruir a ponte do mesmo jeito, da mesma forma, qualquer outra chuva na mesma intensidade vai ocasionar dano. Então você tem que fazer uma ponte mais reforçada, mais estruturada, e que dê a possibilidade de que chuvas maiores não causem os danos que foram ocasionados”, finaliza o coordenador.