Protetores ambientais do município recebem visita de turma de Arabutã

educacao - Publicado em 25/09/2019 às 14:16 - Atualizado em 25/09/2019 às 14:16

A turma do Programa de Formação de Protetores Ambientais de Passos Maia recebeu nesta terça-feira, dia 24, a visita dos alunos que fazem parte do mesmo projeto no município de Arabutã. O objetivo foi integrar os dois grupos de estudantes, além de mostrar aos alunos da cidade — que fica a cerca de 70 quilômetros — um pouco da história de Passos Maia e alguns pontos turísticos do município.

Logo cedo os dois grupos se reuniram para o início das atividades, que se estenderam ao longo do dia. Houve apresentação das turmas, pronunciamento de autoridades, café da manhã e visitas a pontos turísticos. Após o almoço, uma trilha foi realizada no Parque Nacional das Araucárias, unidade de conservação ambiental entre os municípios de Passos Maia e Ponte Serrada.

“Quero deixar o meu agradecimento pela acolhida que recebemos. Agradecer ao município por nos mostrar um pouco do que é Passos Maia”, disse o prefeito em exercício de Arabutã, Olguim Metz. “Foi uma honra ter esse dia de conhecimento. Somos muito gratos a todos que trabalharam para nos acolher da melhor forma possível”, completou.

Alexandre Fontana, gestor da Escola de Educação Básica Arabutã, também demonstrou gratidão após o encerramento das atividades. Para ele, além de conhecimento, o momento serviu para estreitar laços de amizade. “Os alunos aprenderam muito na questão da proteção ambiental e foi um momento de integração entre as escolas. Eles chegaram de um jeito em Passos Maia e saíram de um jeito muito melhor. Com certeza a gente fará novos contatos para poder partilhar muito mais coisas”, assegurou.

Projeto

O Programa de Formação de Protetores Ambientais iniciou oficialmente em Passos Maia no final do primeiro trimestre deste ano, com a aula inaugural realizada no dia 28 de março. As atividades envolvem alunos da Escola Nossa Senhora Aparecida, no Assentamento Zumbi dos Palmares.

O projeto é desenvolvido pela Policia Militar Ambiental, com apoio da administração municipal, por meio da Secretaria de Educação de Passos Maia. As atividades envolvem 35 estudantes — do sexto ao nono ano do ensino fundamental e do primeiro ano do ensino médio — no contraturno das turmas.

Até o final do ano, o curso terá de 180 a 200 horas, com atividades práticas e teóricas todas as quintas-feiras pela manhã. Uma formatura está prevista no encerramento do programa.