Prefeito decreta situação de emergência por causa da estiagem

prefeito - Publicado em 28/11/2020 às 12:01 - Atualizado em 28/11/2020 às 12:01

O prefeito Leomar Listoni decretou nesta semana situação de emergência no município de Passos Maia por causa da estiagem. O documento foi assinado e já remetido para análise da Defesa Civil de Santa Catarina, que deverá dar um parecer nos próximos dias.

“A escassez de chuva tem provocado graves prejuízos às atividades produtivas, principalmente à agricultura e à pecuária”, aponta um trecho do decreto, destacando a “visível carência de água para consumo humano e dessedentação animal”.

A administração autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação do Departamento de Defesa Civil e Proteção de Passos Maia nas “ações de resposta ao desastre, reabilitação do cenário e reconstrução”, autorizando ainda a convocação de voluntários para reforçar as ações de assistência à população.

“Esta situação de anormalidade atinge com maior intensidade a área rural do município, bem como está a afetar a armazenagem do reservatório de água em lagoas e açudes da área rural, que já estão em níveis próximos ao crítico”, aponta outro trecho do decreto.

O documento também reforça o pedido para que a população racione o uso da água. “O presente ato busca também viabilizar a operacionalização financeira e eventuais renegociações junto às instituições bancárias a fim de atender ao maior número possível de produtores rurais que tenham tido suas atividades prejudicadas por seca ou estiagem”.