Prefeitura de Passos Maia lança Decreto com novas medidas para conter avanço do coronavírus

saude - Publicado em 16/02/2021 às 11:17 - Atualizado em 16/02/2021 às 11:19

Entra em vigor a partir desta terça-feira (16) o Decreto 040/2021 que estabelece novas medidas para o enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente da covid-19 na região.

O decreto faz-se necessário em razão do aumento no número de pessoas contaminadas pelo coronavírus, bem como em razão do colapso no Hospital Regional São Paulo com a falta de leitos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e enfermaria.

O Decreto adota medidas de enfrentamento da covid-19, para o município de passos maia, de acordo com a classificação de risco potencial gravíssimo.

Este Decreto entra em vigor em 16 de fevereiro de 2021, com efeitos até 01 de março de 2021, data em que será realizada nova comparação com a Matriz de Risco Potencial para COVID-19 do Estado de Santa Catarina, região de Xanxerê, a qual engloba o município de Passos Maia.

Além das medidas restritivas estaduais e municipais vigentes, ficam suspensas no período de 16 de fevereiro até 01 de março de 2021, de acordo com a matriz de risco epidemiológico sanitário divulgada pela Secretaria de Estado de Saúde, visando a prevenção, controle, redução e enfrentamento de contágio pelo Novo Coronavírus (COVID-19), em todo território do município de Passos Maia/SC:

I - atividades esportivas de caráter recreativo, inclusive as escolinhas particulares e programas esportivos desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Esportes;

II - eventos e competições esportivas organizados pelo poder público ou pela iniciativa privada;

III - casas noturnas, boates, casas de shows, pubs e afins;

IV - bares, petiscarias, choperias, cervejarias, whiskerias, e outros locais destinados ao consumo predominante de bebidas alcoólicas em qualquer horário;

V - congressos, feiras e exposições;

VI - eventos sociais, compreendendo casamentos, aniversários, jantares, confraternizações, bodas, formaturas, batizados, festas infantis e afins, realizados em espaços comerciais ou residenciais;

VII - igrejas e templos religiosos:

VIII – piscinas de uso coletivo em clubes sociais, parques aquáticos e similares;

Além disso, fica proibida a permanência de pessoas em praças, vias públicas, pátios de postos de combustíveis e outros espaços onde há risco potencial de ocorrer aglomerações, especialmente naquelas onde acontecem o compartilhamento de chimarrão e de bebidas em geral.