Papagaios-de-peito-roxo embelezam ônibus do transporte escolar

- Publicado em 22/04/2014 às 14:21 - Atualizado em 22/04/2014 às 14:29

Do interior à cidade, os ônibus do transporte escolar de Passos Maia estão mostrando a beleza do papagaio-de-peito-roxo. Foco de um projeto desenvolvido desde 2011 no Parque Nacional das Araucárias (PNA), a ave agora ‘percorre’ centenas de quilômetros de estradas na carona diária dos coletivos.

A iniciativa da administração municipal, além de embelezar os veículos, é ampliar ainda mais a consciência da população para a preservação da espécie. Os roxinhos, como são carinhosamente conhecidos, foram estampados na traseira de 16 veículos que realizam o transporte escolar em Passos Maia.

A espécie de papagaios-de-peito-roxo foi reintroduzida no PNA por um projeto desenvolvido pelo Instituto Espaço Silvestre. De 2011 para cá, duas solturas ocorreram. A primeira foi em janeiro de 2011, com 13 papagaios. A segunda aconteceu há quase dois anos, quando em setembro de 2012, mais 30 aves ganharam o parque como lar.

A doutora em biologia e coordenadora do projeto, Vanessa Tavares Kanaan, comentou a iniciativa da administração de Passos Maia. “Está repercutindo nacionalmente através da internet e o público está admirado com a postura da Prefeitura apoiando esse projeto de conservação”, destacou.

Vanessa ressaltou que a ação visa levar à comunidade a imagem do papagaio-de-peito-roxo e a mensagem de proteção à espécie. “O objetivo geral do projeto é formar uma população de papagaios-de-peito-roxo no local, e para isso a ajuda dos moradores é essencial, através da participação no monitoramento das aves soltas, na proteção para que continuem livres e possam reproduzir”.

A colaboração dos moradores é vital para o sucesso do projeto. Além dos banners nos ônibus, a ação segue envolvendo a comunidade com programas de educação ambiental nas escolas. Uma atividade para a geração de trabalho e renda às mulheres do município também está em andamento. Algumas peças de artesanato já estão inclusive disponíveis para a venda na Apae de Passos Maia.