• ---
  • Máx: ?
  • Min: ?

  • ---
  • Máx: ?
  • Min: ?

Notícias

Mulheres aprendem a fazer doces com produtos da agricultura familiar

agricultura - Publicado em 14/08/2019 às 14:20 - Atualizado em 14/08/2019 às 14:20

Doces de cenoura, beterraba, bala de banana, goma de batata-doce e bala de mel com guaco e gengibre foram receitas aprendidas por um grupo de mulheres em um curso realizado nesta terça-feira, dia 13, pela Secretaria de Agricultura de Passos Maia em parceria com a Epagri. As alunas também aprenderam a fazer doce de abóbora e até panquecas de cenoura e beterraba.

Todas as receitas buscaram o reaproveitamento dos alimentos ou a utilização mais eficiente do que é produzido pela agricultura familiar. As 16 participantes são moradoras de várias comunidades do interior do município. “Uma participação muita boa, um entrosamento bom, tato na atenção como na manipulação dos produtos”, avaliou Cleusa Gabiatti, instrutora do curso.

“Gostei muito desse curso porque ele ensina a gente a fazer receitas gostosas com coisas que a gente produz em casa, ajuda a aproveitar melhor os alimentos, transformando em comidas muito gostosas”, considerou dona Elia Neisi Hetkowski, moradora do Assentamento 20 de Novembro.

A colega Inelde Brugnarotto, do Assentamento Conquista do Sepé, disse que além do aprendizado para melhorar o cardápio de doces em casa, vai levar o conhecimento a amigas da própria comunidade. “Foi um curso muito bom, muito aproveitável. A gente aprendeu muita coisa que pode repassar a outras mulheres na comunidade que a gente mora”.

As atividades aconteceram na Cooperativa de Empreendedores Familiares de Passos Maia (Coperfam), com a intenção de também estimular as mulheres a se associarem à entidade para comercializar os produtos na Casa Colonial.

“A gente pensa em continuar dando esses cursos para que as mulheres consigam ter uma economia doméstica e também produzir para vender. A gente quer que a agricultura familiar gere renda para que as mulheres fiquem no campo”, conclui a instrutora Cleusa.

O próximo curso já está marcado para o dia 24 de agosto, no Assentamento Conquista dos Palmares. A atividade vai trabalhar receitas de produtos derivados de leite. Quem tem interesse pode procurar a Secretaria de Agricultura de Passos Maia.


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar