• ---
  • Máx: ?
  • Min: ?

  • ---
  • Máx: ?
  • Min: ?

Notícias

Projeto de contação de história envolve cerca de 200 crianças

educacao - Publicado em 30/09/2019 às 14:41 - Atualizado em 30/09/2019 às 14:41

Cerca de 200 crianças do Centro de Educação Infantil Branca de Neve são envolvidas semanalmente no projeto “Contação de história na escola”. Realizada nos períodos da manhã e tarde, a atividade acontece com todas as turmas da creche. Os alunos sempre assistem a uma história diferente, geralmente de clássicos da literatura infantil.

“Esse ano está bem interessante porque a maioria dos professores está fazendo em forma de teatro, então monta o cenário, cria personagens em cima da história e conta para as crianças”, diz a diretora Nilse Bortolini de Oliveira (Itche). O projeto é realizado com crianças desde o berçário até a pré-escola.

Envolvendo os 26 funcionários da instituição de ensino, a atividade tem sempre um professor responsável por semana. Ele escolhe a história, organiza a forma de apresentação — com fantoches, slides ou personagens caracterizados — e realiza a contação.

Itche explica que o maior objetivo é despertar na criança o gosto pela leitura. “Que a criança tenha curiosidade de ir em busca de novos conhecimentos através da leitura”, reforça. A diretora também reconhece o engajamento dos professores. “Cada semana que vai passando, a exigência fica um pouquinho maior porque os professores vão se aperfeiçoando e cada um quer fazer um pouquinho melhor”, completa.

O projeto sucede outros já realizados pela creche em anos anteriores, como o “Asas da imaginação”, que também contava histórias aos alunos. Em 2018 a escola desenvolveu o projeto “Literatura sai da escola”, com as professoras levando as crianças em algum órgão público ou estabelecimento comercial para contar uma história com quem trabalhava no local.

Além de divertir os alunos, o “Contação de história na escola” ensina de um jeito diferente, já que as professoras também trabalham a história em sala de aula, associando a ficção à realidade. “Esse projeto é muito gratificante para a escola e para as crianças também, que acabam se envolvendo nas histórias. Sabemos de muitas mães que comentam que as crianças chegam em casa maravilhadas”, finaliza a diretora.


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar