• ---
  • Máx: ?
  • Min: ?

  • ---
  • Máx: ?
  • Min: ?

Notícias

Curso ensina técnicas de produção de defumados e derivados de carne suína

- Publicado em 04/10/2019 às 08:20 - Atualizado em 04/10/2019 às 08:20

Dez mulheres participaram nesta semana do curso de defumados e derivados de carne suína em Passos Maia. O treinamento nos dias 1º e 2 de outubro foi ministrado pelo Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), por meio de uma parceria entre a Secretaria de Agricultura de Passos Maia e o Sindicato dos Produtores Rurais de Ponte Serrada.

Lineu Luiz Surdi, instrutor responsável pelas atividades, ensinou às agricultoras as boas práticas de manipulação dos alimentos e técnicas de produção de derivados de carne suína, como salame italiano, salame colonial, linguicinha toscana, linguicinha frescal, hambúrguer, lombo defumado, bacon, costela defumada e mignon defumado.

“Os dois dias foram muito produtivos, trocamos muitas informações. Muitas dúvidas foram esclarecidas”, considerou. Segundo Lineu, além do consumo próprio, o curso pode servir de pontapé para a comercialização dos produtos. No entanto, ele lembrou que os processos necessários para a venda são de responsabilidade de cada agricultora. “Nós trabalhamos o como fazer e as técnicas do produto. Questão da parte legal, o produtor tem que procurar os órgãos competentes”.

“Foi um curso excelente, muito proveitoso, de extrema importância para as nossas famílias”, considerou Marli Moterle. A moradora do Assentamento Conquista dos Palmares torce para que o aprendizado possa gerar frutos, resultado na criação de uma agroindústria familiar. “Todo o processamento da carne suína aprendido nesses dois dias poderá ser feito em casa e quem sabe a gente consiga despertar o interesse por uma agroindústria. Só temos a agradecer à Secretaria de Agricultura por mais esse curso”, reforçou.

A diretora da Secretaria de Agricultura de Passos Maia, Cleusa Gabiatti, elogiou o empenho de cada participante e disse que outros cursos já estão programados, como o de planejamento e implantação de negócios turísticos, nos dias 7 e 8 deste mês, na Coperfam, além do curso de produção de hortas orgânicas, no Assentamento Conquista dos Palmares, nos dias 17 e 18 deste mês. “Nossa meta é levar capacitação e conhecimento a todas as famílias do campo”, assinalou.


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar