Casan recomenda ações conscientes e fiscalização para continuidade do abastecimento

- Publicado em 29/04/2020 às 15:07 - Atualizado em 29/04/2020 às 15:07

Profissionais da Secretaria Executiva do Meio Ambiente (Sema), Casan e Epagri/Ciram participaram nesta quarta-feira, dia 29, de uma coletiva de imprensa para tratar sobre a escassez de água que afeta Santa Catarina, recomendando ações conjuntas entre órgãos governamentais e população para a manutenção do abastecimento.

De acordo com a meteorologista Maria Laura Rodrigues, da Epagri/Ciram, o déficit hídrico se estende desde junho do ano passado e não há previsão de chuvas significativas para Santa Catarina no próximo trimestre.

O diretor de Operação e Expansão da Casan, engenheiro Fábio Krieger, informou que entre as cidades mais afetadas está São Miguel do Oeste, onde há abastecimento intercalado entre os bairros em períodos de até 12 horas.

“Chegamos agora em um momento em que o pedido passou do uso consciente à redução máxima do consumo”, alertou Krieger, reforçando o pedido de colaboração da população.

A Casan pede que as administrações municipais reforcem orientações e até proíbam e penalizem atividades que promovam o desperdício de água, como lavagem de fachadas, calçadas, pisos, muros e veículos com o uso de mangueiras, além de irrigação de gramados e jardins.

“O governo permanece em atenção, adotando medidas emergenciais e de fiscalização, mantendo a população informada e pedindo sua colaboração para que em conjunto possa atravessar esse período de escassez de água, que torna-se ainda mais grave diante da crise sanitária provocada pelo coronavírus”, alertou o engenheiro Leonardo Ferreira, secretário Executivo de Meio Ambiente, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável.

Em nota, a Casan informou que mesmo em situação de quarentena, em virtude da pandemia, mantém os serviços essenciais de operação e manutenção dos Sistemas de Abastecimento de Água (SAA) e dos Sistemas de Esgotamento Sanitário (SES).