Governo libera recursos e creche de R$ 2,6 milhões segue em construção

educacao - Publicado em 27/05/2020 às 14:15 - Atualizado em 27/05/2020 às 14:15

A construção do novo centro de educação infantil segue em andamento no município de Passos Maia. O governo federal liberou na última semana R$ 367.217,21. O valor é referente à primeira parcela de recursos que serão destinados para a execução do projeto, orçado em R$ 2,6 milhões. A maior parte do investimento será feita pelo governo federal, com contrapartidas do município.

O atraso no depósito da primeira parcela preocupava o prefeito Leomar Listoni. A apreensão era pela paralisação dos trabalhos. “Quando os recursos atrasam, a empresa que está construindo acaba tendo problemas seríssimos, porque tem funcionários, material, e tudo precisa ser pago. Estávamos com uma preocupação grande, mas graças a Deus, a amizades, conhecimento e muita insistência, conseguimos a liberação dos recursos”, comemorou.

A administração municipal conquistou a obra em 2019, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O dinheiro para a nova creche é repassado ao município por etapas, conforme o andamento da construção, que terá mais de 1,3 mil metros quadrados.

“A construção está a todo vapor. Evidentemente, o prazo é longo porque a obra é muito grande, mas os recursos já estão disponíveis, a empresa foi paga e os trabalhos estão continuando”, completou o prefeito Leomar Listoni.

A nova creche faz parte do Projeto Proinfância Tipo 1 do FNDE. A unidade poderá atender 376 crianças em dois turnos (matutino e vespertino) ou 188 em período integral. A obra é construída entre o campo de futebol e o ginásio do município. A empresa responsável tem prazo de 15 meses para concluir a construção.